Concreto Leve
Concreto com Argila Expandida – DensIdade 1600 a 1800 kg/m3
Característica: Sua característica permite ganhos na redução de peso através da utilização de agregado graúdo tipo argila expandida, tendo como os resultados de resistência que variam entre 7,5 a 25,0 mpa e massa específica entre 1600 a 1800 kg/m3. É possível obter concreto leve com argila expandida compatível para estrutura de concreto armado.
Utilização: Conforme a norma é utilizado em estruturas correntes de edificações, onde se têm como característica principal um resultado em baixa massa específica, reduzindo o peso próprio ou evitando sobrecargas nas estruturas
Nota: Possibilidade de ser bombeado até uma distância máxima de 03 pavimentos.
Concreto com Argila Expandida – Densidade 1200 a 1500 kg/ m3
Característica: Sua característica permite ganhos na redução de peso através da utilização de agregado graúdo tipo argila expandida, tendo como os resultados de resistência que variam entre 1200 a 1500 kg/m3 e resistências até 12,0 MPa. Neste caso deverá ser utilizado aditivo especial para se trabalhar com essa densidade.
Utilização: Sua aplicação (e de outros concretos leves) está voltada para buscar atender exigências específicas de algumas obras e também para enchimento e nivelamento de lajes, fabricação de blocos, reboco de paredes (isolamento térmico) ,regularização de superfícies, envelopamento de tubulações, entre outras.
Nota: Não poderá ser bombeado.
Concreto Celular
Característica: É uma argamassa espumosa a qual são entroduzidas micro-bolhas de ar, através de espuma líquida que são elaboradas por um equipamento próprio (gerador de espuma). Suas densidades variam de 600 a 1800 kg/m3. Devido à porosidade, sua aplicação não é aconselhável em concretos estruturais.
Utilização: Nusados em enchimentos e regularização de lajes. No caso de enchimentos, onde não haverá acesso de pessoas ou qualquer esforço mecânico poderá ser utilizado concreto celular até densidade 1100 kg/m3. Densidades de 1200 a 1800 kg/m3 já possuem alguma resistência mecânica (2,0 a 7,0 MPa), suficiente para o suporte de pessoas e objetos, normalmente utilizado para regularização de lajes, sem incrementar muita sobrecarga nas estruturas.
Poderá ser utilizado também em paredes estruturais, câmara frigorífica, proteção para impermeabilização, etc.
Nota: Concreto Celular reconhecido por seu leve, acústico e tem uma eficiência térmica excelente. Um material de construção muito rentável, sustentável e verde. Ainda não bem conhecida. Já tem sido utilizado em todo o mundo por quase 100 anos.
Concreto com Isopor
Característica: Sua característica é um concreto com peso próprio reduzido, através da utilização do agregado isopor, tipo pérola, com densidades que variam de 700 a 1700 kg/m3 e resistências de 0,5 a 5,0 MPa.
Utilização: Vale a mesma observação do concreto celular, ou seja, densidades de 600 a 1100 kg/m3 só para enchimento e resistências de 1200 a 1700
kg/m3 com resistência para suporte (regularização de lajes, paredes, etc.).
Nota: Ótimo isolante térmico e acústico.
Concreto com Vermiculita Expandida
Podem-se adotar as mesmas observações feitas ao concreto com isopor, no entanto a utilização neste caso seria o agregado tipo vermiculita expandida.
Concreto Sem Finos ou Concreto “Cavernoso”
Característica: É um concreto com peso próprio reduzido, que tem como característica principal a ausência de finos, ou seja, sem agregado miúdo (areia) com aparência de concreto empedrado. Quando se utiliza como matéria-prima argila expandida tem densidade que varia de 850 a 950 kg/m3 e britas densidade de 1450 a 1650 kg/m3.
Utilização: Normalmente utilizado para regularização de pisos, paredes e muros de gravidade, filtros biológicos, drenos, etc.
Nota: Na utilização como regularização de piso, há a necessidade de argamassa sobre a superfície para o acabamento.