Concreto Usinado

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autor: Fabio Paradise/Pulsar Imagens

Representamos a Cortesia Concreto. Uma empresa conhecida no mercado principalmente pela qualidade do concreto e dos serviços.

Ao contrário do que a maioria pensa, o Concreto Usinado pode custar muito menos do que comprar o material e virá-lo na própria obra. A qualidade do concreto bombeável é superior ao do manipulado na

obra e pode ainda diminuir o desperdício de material , reduzir a mão-de-obra necessária na concretagem, acelerar os prazos e diminuir os custos, ou seja, um melhor custo benefício.

A Cortesia fornece vários tipos de concreto nas suas mais variadas formas: Concretos Leves (argila expandida, vermiculita e com isopor); Concretos Pesados (hematita e barita); Argamassa Celular, Concretos Auto-Adensáveis; Concretos Projetados (via seca e via úmida); Concretos com Resistências Precoces (horas e dias); Concretos com Resistência a Tração na Flexão; Concretos Especiais com Módulos de Elasticidade Específicos; Concretos para Pavimentos Industriais e Rodoviários; Concretos Pré-Moldados; Concretos Extrusados; etc. E ainda utiliza aditivos capazes de melhorar o desempenho, a qualidade e aplicação dos concretos propostos.

A Cortesia fornece vários tipos de concreto nas suas mais variadas formas: Concretos Leves (argila expandida, vermiculita e com isopor); Concretos Pesados (hematita e barita); Argamassa Celular, Concretos Auto-Adensáveis; Concretos Projetados (via seca e via úmida); Concretos com Resistências Precoces (horas e dias); Concretos com Resistência a Tração na Flexão; Concretos Especiais com Módulos de Elasticidade Específicos; Concretos para Pavimentos Industriais e Rodoviários; Concretos Pré-Moldados; Concretos Extrusados; etc. E ainda utiliza aditivos capazes de melhorar o desempenho, a qualidade e aplicação dos concretos propostos.

Detém dez pontos de carga, com capacidade de gerar 500 metros cúbicos por hora agilizando o fornecimento e melhorando a qualidade dos serviços principalmente no campo pontualidade.

O número de caminhões é suficiente para atender com facilidade a demanda de fornecimento e a frota é constantemente substituída por caminhões de tecnologias mais avançadas.

Faça um orçamento agora mesmo e descubra como é mais fácil e mais barato bombear concreto à sua obra.

Trabalhamos com entregas programadas, inclusive com hora marcada, aos sábados, domingos e feriados, dentro ou fora de horário comercial.

Concreto com Argila Expandida  – DensIdade  1600 a 1800 kg/m3

Característica: Sua característica permite ganhos na redução de peso através da utilização de agregado graúdo tipo argila expandida, tendo como os resultados de resistência que variam entre 7,5 a 25,0 mpa e massa específica entre 1600 a 1800 kg/m3. É possível obter concreto leve com argila expandida compatível para estrutura de concreto armado.

Utilização:  Conforme a norma é utilizado em estruturas correntes de edificações, onde se têm como característica principal um resultado em baixa massa específica, reduzindo o peso próprio ou evitando sobrecargas nas estruturas

Nota: Possibilidade de ser bombeado até uma distância máxima de 03 pavimentos.

Concreto com Argila Expandida  – Densidade 1200 a 1500 kg/ m3

Característica:  Sua característica permite ganhos na redução de peso através da utilização de agregado graúdo tipo argila expandida, tendo como os resultados de resistência que variam entre 1200 a 1500 kg/m3 e resistências até  12,0 MPa. Neste caso deverá ser utilizado aditivo  especial para se trabalhar com essa densidade.

Utilização: Sua aplicação (e de outros concretos leves) está voltada para buscar atender exigências específicas de algumas obras e também para enchimento e nivelamento  de lajes, fabricação de blocos, reboco de paredes (isolamento térmico) ,regularização de superfícies, envelopamento de tubulações, entre outras.

Nota: Não poderá  ser bombeado.

Concreto Celular 

Característica: É uma argamassa espumosa a qual são introduzidas micro-bolhas de ar, através de espuma  líquida que são elaboradas  por um equipamento próprio (gerador de espuma).  Suas densidades variam de 600 a 1800 kg/m3. Devido  à porosidade, sua aplicação  não é aconselhável em concretos  estruturais.

Utilização: Nusados em enchimentos e regularização  de lajes. No caso de enchimentos, onde não  haverá acesso de pessoas ou qualquer  esforço mecânico poderá  ser utilizado concreto celular até densidade  1100 kg/m3. Densidades de 1200 a 1800 kg/m3  já possuem alguma resistência mecânica  (2,0 a 7,0 MPa), suficiente para o suporte de  pessoas e objetos, normalmente utilizado para  regularização de lajes, sem incrementar  muita sobrecarga nas estruturas. 
Poderá ser utilizado também em  paredes estruturais, câmara frigorífica,  proteção para impermeabilização,  etc.
Nota: Concreto Celular reconhecido por seu leve, acústico e tem uma eficiência térmica excelente. Um material de construção muito rentável, sustentável e verde. Ainda não bem conhecida. Já tem sido utilizado em todo o mundo por quase 100 anos.

Concreto com Isopor

Característica: Sua  característica é um concreto  com peso próprio reduzido, através da utilização do agregado isopor,  tipo pérola, com densidades que variam  de 700 a 1700 kg/m3 e resistências de  0,5 a 5,0 MPa.

Utilização:  Vale a mesma observação do concreto  celular, ou seja, densidades de 600 a 1100  kg/m3 só para enchimento e resistências  de 1200 a 1700 kg/m3 com resistência  para suporte (regularização  de lajes, paredes, etc.).
Nota: Ótimo isolante  térmico e acústico.

Concreto com Vermiculita Expandida

Podem-se adotar as mesmas observações  feitas ao concreto com isopor, no entanto a utilização neste caso seria o  agregado tipo vermiculita expandida.

Concreto Sem Finos ou Concreto “Cavernoso” 

Característica: É  um concreto com peso próprio reduzido,  que tem como característica principal  a ausência de finos, ou seja, sem agregado  miúdo (areia) com aparência de  concreto empedrado. Quando se utiliza como matéria-prima  argila expandida tem densidade que varia de  850 a 950 kg/m3 e britas densidade de 1450 a 1650 kg/m3.

Utilização: Normalmente  utilizado para regularização de  pisos, paredes e muros de gravidade, filtros  biológicos, drenos, etc.
Nota: Na utilização  como regularização de piso, há  a necessidade de argamassa sobre a superfície  para o acabamento. 

Concreto Pesado

Característica: É  o concreto que tem sua massa específica  elevada devido a utilização de  agregados pesados. Enquanto a densidade dos  concretos normais varia de 2300 a 2500 kg/m3,  estes variam de 2500 a 4500 kg/m3 e utilizam-se  agregados graúdos tipo barita, magnetita,  hematita, limalhas de ferro, bolas de aço,  ou chumbo e como agregado miúdo as areias  artificiais destes. A utilização  mais comum são os agregados tipo hematita,  barita e magnetita.

Utilização: São  normalmente empregados em barragens onde é  importante o peso para diminuição  de suas dimensões. 
O concreto pesado é bastante utilizado  como anteparo de radiações de  energia elevada, como os raios X, raios gama  e nêutrons (bombas de cobalto), porque  reúne qualidades de absorção  de radiações com boas características  mecânicas e durabilidade. 
Nota: Diminui a espessura do  anteparo (paredes e lajes) com grande eficácia. 

Concreto Auto-adensável

Característica: Tem como característica  principal um concreto fluído, de alto  slump de serviço de 160 mm a 230 mm,  com alta trabalhabilidade e fácil aplicação.  Necessita a utilização de vibração.  Pode ser previsto a utilização  de aditivos superplastificantes. 

Utilização: Em peças com  alta taxa de armadura, parades de diafragma,  elementos estruturais: pavimentos, lajes, tubulões,  fundações (com equipamento hélice contínua), blocos, vigas de transição,  paredes, cortinas, etc.
Em parede de diafragma, tubulões ou estruturas  submersas em água parada, o concreto  necessita slump superior a 200 mm, a aplicação  se dá por diferença de densidade  em relação à água  ou lama betonítica, a água é  expulsa, ficando em seu lugar o concreto. Neste  caso é recomendável o uso de trombas  ou funis para aos poucos o concreto ocupar o  lugar da água de baixo para cima, não  ocorrendo problemas de contaminação  do concreto.

Concreto Projetado ou Jateado ou Gunitagem

Via Seca

Característica: É  um tipo de concreto que é projetado  ou jateado através de equipamento próprio.  Tem consistência seca, ou seja, sem  água. Sua mistura é feita no  caminhão betoneira a seco. O equipamento  recebe este concreto nesta consistência  e é empurrado para um mangote, por  uma bomba, onde recebe a adição  de água e aditivo acelerador. Assim  ele é projetado sobre uma superfície,  em camadas de pouca espessura e em poucos  segundos adquire resistência capaz de  manter a contenção destas. Utiliza-se  como agregado graúdo a brita tipo pedrisco.

Utilização:  painéis; revestimentos; muros de contenção;  contenção de encostas e taludes;  paredes de túneis; galerias, etc.
Nota: O concreto deverá  ser solicitado como consumo, pois o equipamento,  aplicação e aditivos que garantem  as resistências desejadas.

Via Úmida
Característica:
 Pode-se  adotar as mesmas observações  feitas ao concreto projetado via seca, porém  o concreto via úmida possui slump superior  a 100 mm e com outro tipo de equipamento para  aplicação. O processo é  o mesmo, sendo que, receberá na ponta  do mangote apenas o aditivo acelerador.

Utilização:  painéis; revestimentos; muros de contenção;  contenção de encostas e taludes;  paredes de túneis; galerias, etc.
Nota: O concreto deverá  ser solicitado como consumo, pois o equipamento,  aplicação e os aditivos que  garantiram as resistências desejadas.

 

Concreto de Alta Resistência

Característica: O  concreto de alta resistência pode ser  considerado os de resistências acima de  30,0 MPa, para estruturas corriqueiras ou especiais  a qual foi calculada. Dependendo da resistência  destes concretos poderemos usar ou não  aditivos especiais, cimentos especiais, adições,  etc. 

Utilização: Quaisquer tipos de  estrutura.
Nota: Poderá ser considerado  também como concreto de Alto Desempenho.

Concreto de Alta Resistência Inicial

Característica:  Os concretos de alta resistência inicial  são aqueles que necessariamente precisam  de resultados de resistência em tempo  inferior a 28 dias, ou às vezes em horas,  devido as desformas precoces, protenção  antecipada ou pré-protenção,  ou até mesmo em casos de pavimentos para  liberação do trânsito, etc.
Dependendo destas resistências podemos  ou não utilizar aditivos especiais, cimentos  especiais, adições ou ainda na  execução curas especiais.
No entanto estes concretos deverão ser  solicitados como FCj (resistência média  do concreto), onde o “j” corresponde  a idade do concreto em que se deseja atender  a especificação de resistência.  

Utilização: 
Quaisquer tipos de  estrutura.
Nota: Poderá ser considerado  também como concreto de Alto Desempenho.

Característica: A  norma recomendada para pavimentos simples de  concreto com resistências superior a FCk  25,0 MPa é Consumo Mínimo de Cimento  350 kg/m3, onde requer solicitações  de tráfego de veículos, empilhadeiras,  carrinhos com rodas de metal ou plástica,  trânsito intenso de pessoas ou grandes  depósitos de matéria-prima. Além  da Resistência à Compressão,  o concreto deverá ter Resistência  à Tração na Flexão  capaz de suportar os esforços de tração  do concreto. Ainda Resistência à  Abrasão ou Resistência ao Desgaste  Superficial.
Para outros pavimentos com baixa solicitação  poderão ser previstos FCk mínimo  de 20,0 MPa. 

Utilização: Pavimentos industriais,  estacionamentos, garagens prediais ou comerciais,  galpões de estocagem, oficinas mecânicas,  etc.

Nota: É bom comentar  a necessidade de uma ótima sub-base,  com excelente compactação do substrato,  projeto estrutural, tipo de execução,  cura do concreto (essencial) e previsão  de juntas de dilatação. 
Os pavimentos poderão ser armados ou  não. Deverão ser previstos no  projeto ferragem de transição.
Poderão ser previstos a utilização  de fibras de aço, polipropileno, nylon  ou fibra de vidro. Ainda aditivos compensadores  de retração.
Acabamento com réguas vibratórias,  vibro-acabadoras de concreto e posterior acabamento  com “helicópteros” é  importante a utilização de concretos  com slump máximo de 100 mm, caso contrário  é necessário a utilização  de aditivo superplastificante para melhor aplicabilidade  do concreto sem abuso de água.
O calculista deverá opinar pelo tipo  de pavimento e suas resistências, as adições  que quer utilizar e previsão de utilização.

Concreto para Pavimentos Rodoviários

Característica: Vale  os mesmos comentários do item Concreto  para Pavimentos Industriais, com ressalvas.
O concreto deverá ser solicitado com  Resistência à Tração  na Flexão.
O concreto para pavimento rodoviário  tem normalmente slump 50+/-10 mm e seu acabamento  superficial é vassourado e rústico,  por questão de segurança relativo  à frenagem. O concreto deverá  ser vibrado e acabado com régua vibratória  e posteriormente vassourado. Em se tratando  de concreto exposto ao sol e vento, a cura deverá  ser intensificada, na maioria das vezes com  a utilização de agentes de cura.  

Utilização:
 Pavimentos rodoviários,  praças de pedágio, paradas de  ônibus, estações rodoviárias,  etc.

Nota: Saiba mais: - Quadro  Comparativo Concreto x Asfalto 

ECONOMIA 

Concreto 

Asfalto

Custo inicial moderado

Custo inicial aumentou com o preço  do petróleo  

Desempenho a longo prazo com pouca manutenção

Manutenção rotineira e cara

Custo anual baixo e facilmente determinável

Custo anual alto e de difícil previsão  

A qualidade da superfície é  mantida ao longo dos anos

Os buracos e afundamentos são freqüentes  e causam danos aos veículos

Está disponível praticamente  em qualquer lugar

As usinas de asfalto são esparsas  

Economiza-se até 30% nas despesas com iluminação das vias

Não há economia na iluminação  das vias

DESEMPENHO

Concreto 

Asfalto

Enorme vida útil

Pequena vida útil (não mais  de 10 anos)  

Resiste a produtos químicos, óleos,  intempéries

É fortemente afetado pelos mesmos  agentes

Conserva íntegra a seção  transversal

Deforma-se, afunda-se, formam-se trilhas  de roda e buracos ou “panelas”.  

Suporta facilmente sobrecargas imprevistas

Sobrecargas imprevistas danificam o sub-leito

Distribui muito bem as cargas

Não distribui adequadamente as  cargas  

É praticamente impermeável

Absorve a umidade com rapidez  

Não é afetado pelo calor

Altas temperaturas produzem amolecimento  e perda do material  

PROJETO

Concreto 

Asfalto

Técnicas de projeto praticamente  invariáveis

Os métodos de dimensionamento são  muito variáveis  

A resistência aumenta com a idade

A resistência costuma diminuir,  principalmente em climas quentes

Os meio-fios, sarjetas podem ser construídos  juntamente com os pavimentos

Os meio-fios e sarjetas são separados  do pavimento

A seção total de pavimento  é menor do que a necessária  ao asfalto

Requer maior escavação e  maior movimento de terra  

As estruturas de drenagem são mais  simples e eficientes

Necessidade de estruturas de drenagem  mais complexas

CONSTRUÇÃO

Concreto 

Asfalto

Máximo de duas camadas

Camadas múltiplas  

Equipamento simplificado

Equipamento numeroso e completo

Quantidade de serviço e materiais  estáveis

Quantidade de serviços e materiais  variáveis  

Mão-de-obra não especializada  e abundante

Mão-de-obra especializada e escassa

MANUTENÇÃO

Concreto 

Asfalto

Pequena necessidade de manutenção  rotineira

Remendos e substituições  rotineiras  

Manutenção pesada ou reforço  somente após 25 anos

Reforço ou recapeamento preciso  a partir de 5 anos  

Reparos uniformes e regulares

Reparos erráticos e irregulares  

Menos mão-de-obra e equipamento simples

Mais mão-de-obra e equipamentos complexos

SEGURANÇA

Concreto 

Asfalto

Excelente reflexão de luz, maior  distância de visibilidade horizontal

Péssima reflexão de luz,  péssima visibilidade horizontal

Pode-se dar à superfície  a textura desejada, tornando grande a resistência  à derrapagem

A superfície é lisa e escorregadia  

Inclinação da seção  transversal é pequena, que permite  maior controle dos veículos

A inclinação é grande,  o que dificulta o controle dos veículos  

Escoa melhor a água superficial

A rugosidade superficial retém  a água  

A superfície permanece íntegra  ao longo do tempo

A superfície deteriora-se e deforma-se,  prejudicando o conforto e a segurança   

O concreto em pavimentos  exerce enormes vantagens sobre os pavimentos  flexíveis, pois além destas, o  pavimento asfáltico é derivado  do petróleo importado e consome divisa.  
Ainda levando em conta estas vantagens, o consumo  de energia é consideravelmente menor  em iluminação das vias públicas,  sendo difícil calcular tal custo, bem  como a economia que traria ao país quanto  a redução de acidentes de trânsito.
Estudos comparativos realizados pela ABCP demonstram  que o custo inicial é maior do pavimento  de concreto, porém tende a se igualar  após 3,5 anos, justamente quando se começa  a fazer as recuperações dos pavimentos  flexíveis. 

Característica: A  norma recomendada para pavimentos simples de  concreto com resistências superior a FCk  25,0 MPa é Consumo Mínimo de Cimento  350 kg/m3, onde requer solicitações  de tráfego de veículos, empilhadeiras,  carrinhos com rodas de metal ou plástica,  trânsito intenso de pessoas ou grandes  depósitos de matéria-prima. Além  da Resistência à Compressão,  o concreto deverá ter Resistência  à Tração na Flexão  capaz de suportar os esforços de tração  do concreto. Ainda Resistência à  Abrasão ou Resistência ao Desgaste  Superficial.
Para outros pavimentos com baixa solicitação  poderão ser previstos FCk mínimo  de 20,0 MPa. 

Utilização: Pavimentos industriais,  estacionamentos, garagens prediais ou comerciais,  galpões de estocagem, oficinas mecânicas,  etc.

Nota: É bom comentar  a necessidade de uma ótima sub-base,  com excelente compactação do substrato,  projeto estrutural, tipo de execução,  cura do concreto (essencial) e previsão  de juntas de dilatação. 
Os pavimentos poderão ser armados ou  não. Deverão ser previstos no  projeto ferragem de transição.
Poderão ser previstos a utilização  de fibras de aço, polipropileno, nylon  ou fibra de vidro. Ainda aditivos compensadores  de retração.
Acabamento com réguas vibratórias,  vibro-acabadoras de concreto e posterior acabamento  com “helicópteros” é  importante a utilização de concretos  com slump máximo de 100 mm, caso contrário  é necessário a utilização  de aditivo superplastificante para melhor aplicabilidade  do concreto sem abuso de água.
O calculista deverá opinar pelo tipo  de pavimento e suas resistências, as adições  que quer utilizar e previsão de utilização.

Concreto Extrusado ou Maquininha

Característica:  Possuem baixo slump (10+/-10mm), normalmente  utiliza-se pedrisco no traço de concreto,  não trabalhável em uso corrente  (normal).
Este tipo de concreto deverá ser fornecido  por consumo de cimento, pois a resistência final dependerá das condições  de extrusão e compacidade do equipamento  a qual o concreto será submetido (grau  de adensamento).

Utilização: Tem  sua utilização em laminados por  equipamento de extrusão, que mantém  o concreto confinado ou colocado em fôrmas  sobre mesas vibratórias.
Normalmente onde se utiliza este tipo de concreto  são guias e sarjetas, painéis  e lajes laminadas, telhas laminadas, defensas  e em raras exceções em algumas fôrmas deslizantes, caixas d’água,  etc. Para guias existe um equipamento de extrusão que chamamos de “maquininha” e na  medida que caminha o equipamento vai extrusando  o concreto e deixando-o na fôrma.