Locação de Estacas Hélices

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A estaca Hélice Contínua (continous flight auger – CFA) é uma estaca de concreto moldada “in loco“, executada por meio de uma introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal circundante a uma haste tubular central e

 
injeção de concreto bombeado, pela própria haste tubular, simultaneamente com a sua retirada, sem rotação.

Na execução da estaca Hélice Contínua podemos destacar três fases distintas, a saber: perfuração, concretagem e colocação da armadura da estaca.

1 – Perfuração

A perfuração consiste em cravar a haste de perfuração com a hélice no terreno, por rotação, por meio de torque apropriado do equipamento para vencer a sua resistência. Para evitar que durante a introdução da haste com o trado haja entrada de solo ou água no interior da haste tubular, existe, em sua extremidade inferior, uma tampa metálica provisória, que é expulsa ao início da fase de concretagem.

O avanço é sempre inferior a um passo por giro e a relação entre avanço e a rotação decresce ao aumentarem as características mecânicas do terreno. A metodologia de perfuração permite a sua execução em terrenos coesivos e arenosos, na presença ou não do lençol freático e atravessa camadas de sólos resistentes com índice de SPT de 30g a mais de 50g dependendo do tipo de equipamento utilizado. A velocidade de perfuração produz em média 250m de estaca por dia dependendo do diâmetro, da profundidade, da resistência do terreno e principalmente do fornecimento contínuo do concreto.

2 – Concretagem

Alcançada a profundidade desejada, sempre determinada por processos estáticos em função das sondagens executadas no local da obra, a haste para de girar e o concreto é bombeado através do tubo central, preenchendo simultaneamente a cavidade deixada pela hélice, que é extraída do terreno sem girar por intermédio da ajuda do guindaste.

O preenchimento da estaca com concreto é normalmente executado até a superfície do terreno. As operações de introdução do trado no sólo (perfuração) e a concretagem ocorrem de maneira contínua e ininterrupta de tal sorte que as paredes onde se formará a estaca estão sempre suportadas; acima da ponta da hélice, pelo sólo que se encontra entre as pás da hélice e abaixo da ponta da hélice, pelo concreto que esta sendo bombeado, sempre com pressão positiva, para evitar descontinuidade do fuste. À medida que o trado vai sendo retirado do sólo, um limpador mecânico remove o sólo confinado entre as pás da hélice, e uma pá carregadeira remove esse sólo para fora da área da execução da estaca para permitir a colocação da armadura.

3 – Colocação da armadura na Estaca

O método executivo da estaca hélice contínua exige a colocação da armadura após o término da concretagemdo fuste da estaca. A armadura, em forma de gaiola, é introduzida na estaca por gravidade sendo empurrada pelos operários ou com auxílio de um pilão de pequena carga ou de vibrador. As estacas submetidas apenas a esforço de compreensão levam uma armadura no seu topo, em geral variando entre 4,00m e 6,00m de comprimento. Esta armadura visa a proporcionar uma perfeita ligação entre a estaca e o bloco de coroamento das , ou seja, com a estrutura. Uma outra finalidade desta armadura no trecho superior é a de garantir sua integridade estrutural, na fase de escavação para a execução dos blocos que geralmente é feito com auxílio de escavadeiras mecânicas que batem nas estacas durante sua operação, por mais cuidadoso que seja o operador.

Para as estacas submetidas à ação de esforços horizontais e momentos fletores, no seu topo; o comprimento da armadura deve abranger todo o trecho do fuste da estaca onde atua o diagrama do momento. Neste caso para a eficiência da instalação da armadura, a mesma deve ser, convenientemente enrijecida dotada de barras grossas e a espira helicoidal devidamente amarrada e soldada nas barras longitudinais.

Para as estacas trabalhando a tração é preferível, de ponto de vista executivo, arma-las com uma ou mais barras longitudinais em feixes de barras emendadas por luvas rosqueadas. Como neste tipo de armadura não existem estribos pode-se armar a estaca em todo o comprimento sem maiores dificuldades.