Representamos a Cortesia Concreto. Uma empresa conhecida no mercado principalmente pela qualidade do concreto e dos serviços.
Ao contrário do que a maioria pensa, o Concreto Usinado pode custar muito menos do que comprar o material e virá-lo na própria obra. A qualidade do concreto bombeável é superior ao do manipulado na
A Cortesia fornece vários tipos de concreto nas suas mais variadas formas: Concretos Leves (argila expandida, vermiculita e com isopor); Concretos Pesados (hematita e barita); Argamassa Celular, Concretos Auto-Adensáveis; Concretos Projetados (via seca e via úmida); Concretos com Resistências Precoces (horas e dias); Concretos com Resistência a Tração na Flexão; Concretos Especiais com Módulos de Elasticidade Específicos; Concretos para Pavimentos Industriais e Rodoviários; Concretos Pré-Moldados; Concretos Extrusados; etc. E ainda utiliza aditivos capazes de melhorar o desempenho, a qualidade e aplicação dos concretos propostos.
A Cortesia fornece vários tipos de concreto nas suas mais variadas formas: Concretos Leves (argila expandida, vermiculita e com isopor); Concretos Pesados (hematita e barita); Argamassa Celular, Concretos Auto-Adensáveis; Concretos Projetados (via seca e via úmida); Concretos com Resistências Precoces (horas e dias); Concretos com Resistência a Tração na Flexão; Concretos Especiais com Módulos de Elasticidade Específicos; Concretos para Pavimentos Industriais e Rodoviários; Concretos Pré-Moldados; Concretos Extrusados; etc. E ainda utiliza aditivos capazes de melhorar o desempenho, a qualidade e aplicação dos concretos propostos.
Detém dez pontos de carga, com capacidade de gerar 500 metros cúbicos por hora agilizando o fornecimento e melhorando a qualidade dos serviços principalmente no campo pontualidade.
O número de caminhões é suficiente para atender com facilidade a demanda de fornecimento e a frota é constantemente substituída por caminhões de tecnologias mais avançadas.
Faça um orçamento agora mesmo e descubra como é mais fácil e mais barato bombear concreto à sua obra.
Trabalhamos com entregas programadas, inclusive com hora marcada, aos sábados, domingos e feriados, dentro ou fora de horário comercial.
Característica: Sua característica permite ganhos na redução de peso através da utilização de agregado graúdo tipo argila expandida, tendo como os resultados de resistência que variam entre 7,5 a 25,0 mpa e massa específica entre 1600 a 1800 kg/m3. É possível obter concreto leve com argila expandida compatível para estrutura de concreto armado.
Utilização: Conforme a norma é utilizado em estruturas correntes de edificações, onde se têm como característica principal um resultado em baixa massa específica, reduzindo o peso próprio ou evitando sobrecargas nas estruturas
Nota: Possibilidade de ser bombeado até uma distância máxima de 03 pavimentos.
Característica: Sua característica permite ganhos na redução de peso através da utilização de agregado graúdo tipo argila expandida, tendo como os resultados de resistência que variam entre 1200 a 1500 kg/m3 e resistências até 12,0 MPa. Neste caso deverá ser utilizado aditivo especial para se trabalhar com essa densidade.
Utilização: Sua aplicação (e de outros concretos leves) está voltada para buscar atender exigências específicas de algumas obras e também para enchimento e nivelamento de lajes, fabricação de blocos, reboco de paredes (isolamento térmico) ,regularização de superfícies, envelopamento de tubulações, entre outras.
Nota: Não poderá ser bombeado.
Característica: É uma argamassa espumosa a qual são introduzidas micro-bolhas de ar, através de espuma líquida que são elaboradas por um equipamento próprio (gerador de espuma). Suas densidades variam de 600 a 1800 kg/m3. Devido à porosidade, sua aplicação não é aconselhável em concretos estruturais.
Utilização: Nusados em enchimentos e regularização de lajes. No caso de enchimentos, onde não haverá acesso de pessoas ou qualquer esforço mecânico poderá ser utilizado concreto celular até densidade 1100 kg/m3. Densidades de 1200 a 1800 kg/m3 já possuem alguma resistência mecânica (2,0 a 7,0 MPa), suficiente para o suporte de pessoas e objetos, normalmente utilizado para regularização de lajes, sem incrementar muita sobrecarga nas estruturas.
Poderá ser utilizado também em paredes estruturais, câmara frigorífica, proteção para impermeabilização, etc.
Nota: Concreto Celular reconhecido por seu leve, acústico e tem uma eficiência térmica excelente. Um material de construção muito rentável, sustentável e verde. Ainda não bem conhecida. Já tem sido utilizado em todo o mundo por quase 100 anos.
Característica: Sua característica é um concreto com peso próprio reduzido, através da utilização do agregado isopor, tipo pérola, com densidades que variam de 700 a 1700 kg/m3 e resistências de 0,5 a 5,0 MPa.
Utilização: Vale a mesma observação do concreto celular, ou seja, densidades de 600 a 1100 kg/m3 só para enchimento e resistências de 1200 a 1700 kg/m3 com resistência para suporte (regularização de lajes, paredes, etc.).
Nota: Ótimo isolante térmico e acústico.
Podem-se adotar as mesmas observações feitas ao concreto com isopor, no entanto a utilização neste caso seria o agregado tipo vermiculita expandida.
Característica: É um concreto com peso próprio reduzido, que tem como característica principal a ausência de finos, ou seja, sem agregado miúdo (areia) com aparência de concreto empedrado. Quando se utiliza como matéria-prima argila expandida tem densidade que varia de 850 a 950 kg/m3 e britas densidade de 1450 a 1650 kg/m3.
Utilização: Normalmente utilizado para regularização de pisos, paredes e muros de gravidade, filtros biológicos, drenos, etc.
Nota: Na utilização como regularização de piso, há a necessidade de argamassa sobre a superfície para o acabamento.
Característica: É o concreto que tem sua massa específica elevada devido a utilização de agregados pesados. Enquanto a densidade dos concretos normais varia de 2300 a 2500 kg/m3, estes variam de 2500 a 4500 kg/m3 e utilizam-se agregados graúdos tipo barita, magnetita, hematita, limalhas de ferro, bolas de aço, ou chumbo e como agregado miúdo as areias artificiais destes. A utilização mais comum são os agregados tipo hematita, barita e magnetita.
Utilização: São normalmente empregados em barragens onde é importante o peso para diminuição de suas dimensões.
O concreto pesado é bastante utilizado como anteparo de radiações de energia elevada, como os raios X, raios gama e nêutrons (bombas de cobalto), porque reúne qualidades de absorção de radiações com boas características mecânicas e durabilidade.
Nota: Diminui a espessura do anteparo (paredes e lajes) com grande eficácia.
Característica: Tem como característica principal um concreto fluído, de alto slump de serviço de 160 mm a 230 mm, com alta trabalhabilidade e fácil aplicação. Necessita a utilização de vibração. Pode ser previsto a utilização de aditivos superplastificantes.
Utilização: Em peças com alta taxa de armadura, parades de diafragma, elementos estruturais: pavimentos, lajes, tubulões, fundações (com equipamento hélice contínua), blocos, vigas de transição, paredes, cortinas, etc.
Em parede de diafragma, tubulões ou estruturas submersas em água parada, o concreto necessita slump superior a 200 mm, a aplicação se dá por diferença de densidade em relação à água ou lama betonítica, a água é expulsa, ficando em seu lugar o concreto. Neste caso é recomendável o uso de trombas ou funis para aos poucos o concreto ocupar o lugar da água de baixo para cima, não ocorrendo problemas de contaminação do concreto.
Via Seca
Característica: É um tipo de concreto que é projetado ou jateado através de equipamento próprio. Tem consistência seca, ou seja, sem água. Sua mistura é feita no caminhão betoneira a seco. O equipamento recebe este concreto nesta consistência e é empurrado para um mangote, por uma bomba, onde recebe a adição de água e aditivo acelerador. Assim ele é projetado sobre uma superfície, em camadas de pouca espessura e em poucos segundos adquire resistência capaz de manter a contenção destas. Utiliza-se como agregado graúdo a brita tipo pedrisco.
Utilização: painéis; revestimentos; muros de contenção; contenção de encostas e taludes; paredes de túneis; galerias, etc.
Nota: O concreto deverá ser solicitado como consumo, pois o equipamento, aplicação e aditivos que garantem as resistências desejadas.
Via Úmida
Característica: Pode-se adotar as mesmas observações feitas ao concreto projetado via seca, porém o concreto via úmida possui slump superior a 100 mm e com outro tipo de equipamento para aplicação. O processo é o mesmo, sendo que, receberá na ponta do mangote apenas o aditivo acelerador.
Utilização: painéis; revestimentos; muros de contenção; contenção de encostas e taludes; paredes de túneis; galerias, etc.
Nota: O concreto deverá ser solicitado como consumo, pois o equipamento, aplicação e os aditivos que garantiram as resistências desejadas.
Característica: O concreto de alta resistência pode ser considerado os de resistências acima de 30,0 MPa, para estruturas corriqueiras ou especiais a qual foi calculada. Dependendo da resistência destes concretos poderemos usar ou não aditivos especiais, cimentos especiais, adições, etc.
Utilização: Quaisquer tipos de estrutura.
Nota: Poderá ser considerado também como concreto de Alto Desempenho.
Característica: Os concretos de alta resistência inicial são aqueles que necessariamente precisam de resultados de resistência em tempo inferior a 28 dias, ou às vezes em horas, devido as desformas precoces, protenção antecipada ou pré-protenção, ou até mesmo em casos de pavimentos para liberação do trânsito, etc.
Dependendo destas resistências podemos ou não utilizar aditivos especiais, cimentos especiais, adições ou ainda na execução curas especiais.
No entanto estes concretos deverão ser solicitados como FCj (resistência média do concreto), onde o “j” corresponde a idade do concreto em que se deseja atender a especificação de resistência.
Utilização: Quaisquer tipos de estrutura.
Nota: Poderá ser considerado também como concreto de Alto Desempenho.
Característica: A norma recomendada para pavimentos simples de concreto com resistências superior a FCk 25,0 MPa é Consumo Mínimo de Cimento 350 kg/m3, onde requer solicitações de tráfego de veículos, empilhadeiras, carrinhos com rodas de metal ou plástica, trânsito intenso de pessoas ou grandes depósitos de matéria-prima. Além da Resistência à Compressão, o concreto deverá ter Resistência à Tração na Flexão capaz de suportar os esforços de tração do concreto. Ainda Resistência à Abrasão ou Resistência ao Desgaste Superficial.
Para outros pavimentos com baixa solicitação poderão ser previstos FCk mínimo de 20,0 MPa.
Utilização: Pavimentos industriais, estacionamentos, garagens prediais ou comerciais, galpões de estocagem, oficinas mecânicas, etc.
Nota: É bom comentar a necessidade de uma ótima sub-base, com excelente compactação do substrato, projeto estrutural, tipo de execução, cura do concreto (essencial) e previsão de juntas de dilatação.
Os pavimentos poderão ser armados ou não. Deverão ser previstos no projeto ferragem de transição.
Poderão ser previstos a utilização de fibras de aço, polipropileno, nylon ou fibra de vidro. Ainda aditivos compensadores de retração.
Acabamento com réguas vibratórias, vibro-acabadoras de concreto e posterior acabamento com “helicópteros” é importante a utilização de concretos com slump máximo de 100 mm, caso contrário é necessário a utilização de aditivo superplastificante para melhor aplicabilidade do concreto sem abuso de água.
O calculista deverá opinar pelo tipo de pavimento e suas resistências, as adições que quer utilizar e previsão de utilização.
Característica: Vale os mesmos comentários do item Concreto para Pavimentos Industriais, com ressalvas.
O concreto deverá ser solicitado com Resistência à Tração na Flexão.
O concreto para pavimento rodoviário tem normalmente slump 50+/-10 mm e seu acabamento superficial é vassourado e rústico, por questão de segurança relativo à frenagem. O concreto deverá ser vibrado e acabado com régua vibratória e posteriormente vassourado. Em se tratando de concreto exposto ao sol e vento, a cura deverá ser intensificada, na maioria das vezes com a utilização de agentes de cura.
Utilização: Pavimentos rodoviários, praças de pedágio, paradas de ônibus, estações rodoviárias, etc.
Nota: Saiba mais: - Quadro Comparativo Concreto x Asfalto
ECONOMIA
Concreto |
Asfalto |
Custo inicial moderado |
Custo inicial aumentou com o preço do petróleo |
Desempenho a longo prazo com pouca manutenção |
Manutenção rotineira e cara |
Custo anual baixo e facilmente determinável |
Custo anual alto e de difícil previsão |
A qualidade da superfície é mantida ao longo dos anos |
Os buracos e afundamentos são freqüentes e causam danos aos veículos |
Está disponível praticamente em qualquer lugar |
As usinas de asfalto são esparsas |
Economiza-se até 30% nas despesas com iluminação das vias |
Não há economia na iluminação das vias |
DESEMPENHO
Concreto |
Asfalto |
Enorme vida útil |
Pequena vida útil (não mais de 10 anos) |
Resiste a produtos químicos, óleos, intempéries |
É fortemente afetado pelos mesmos agentes |
Conserva íntegra a seção transversal |
Deforma-se, afunda-se, formam-se trilhas de roda e buracos ou “panelas”. |
Suporta facilmente sobrecargas imprevistas |
Sobrecargas imprevistas danificam o sub-leito |
Distribui muito bem as cargas |
Não distribui adequadamente as cargas |
É praticamente impermeável |
Absorve a umidade com rapidez |
Não é afetado pelo calor |
Altas temperaturas produzem amolecimento e perda do material |
PROJETO
Concreto |
Asfalto |
Técnicas de projeto praticamente invariáveis |
Os métodos de dimensionamento são muito variáveis |
A resistência aumenta com a idade |
A resistência costuma diminuir, principalmente em climas quentes |
Os meio-fios, sarjetas podem ser construídos juntamente com os pavimentos |
Os meio-fios e sarjetas são separados do pavimento |
A seção total de pavimento é menor do que a necessária ao asfalto |
Requer maior escavação e maior movimento de terra |
As estruturas de drenagem são mais simples e eficientes |
Necessidade de estruturas de drenagem mais complexas |
CONSTRUÇÃO
Concreto |
Asfalto |
Máximo de duas camadas |
Camadas múltiplas |
Equipamento simplificado |
Equipamento numeroso e completo |
Quantidade de serviço e materiais estáveis |
Quantidade de serviços e materiais variáveis |
Mão-de-obra não especializada e abundante |
Mão-de-obra especializada e escassa |
MANUTENÇÃO
Concreto |
Asfalto |
Pequena necessidade de manutenção rotineira |
Remendos e substituições rotineiras |
Manutenção pesada ou reforço somente após 25 anos |
Reforço ou recapeamento preciso a partir de 5 anos |
Reparos uniformes e regulares |
Reparos erráticos e irregulares |
Menos mão-de-obra e equipamento simples |
Mais mão-de-obra e equipamentos complexos |
SEGURANÇA
Concreto |
Asfalto |
Excelente reflexão de luz, maior distância de visibilidade horizontal |
Péssima reflexão de luz, péssima visibilidade horizontal |
Pode-se dar à superfície a textura desejada, tornando grande a resistência à derrapagem |
A superfície é lisa e escorregadia |
Inclinação da seção transversal é pequena, que permite maior controle dos veículos |
A inclinação é grande, o que dificulta o controle dos veículos |
Escoa melhor a água superficial |
A rugosidade superficial retém a água |
A superfície permanece íntegra ao longo do tempo |
A superfície deteriora-se e deforma-se, prejudicando o conforto e a segurança |
O concreto em pavimentos exerce enormes vantagens sobre os pavimentos flexíveis, pois além destas, o pavimento asfáltico é derivado do petróleo importado e consome divisa.
Ainda levando em conta estas vantagens, o consumo de energia é consideravelmente menor em iluminação das vias públicas, sendo difícil calcular tal custo, bem como a economia que traria ao país quanto a redução de acidentes de trânsito.
Estudos comparativos realizados pela ABCP demonstram que o custo inicial é maior do pavimento de concreto, porém tende a se igualar após 3,5 anos, justamente quando se começa a fazer as recuperações dos pavimentos flexíveis.
Característica: A norma recomendada para pavimentos simples de concreto com resistências superior a FCk 25,0 MPa é Consumo Mínimo de Cimento 350 kg/m3, onde requer solicitações de tráfego de veículos, empilhadeiras, carrinhos com rodas de metal ou plástica, trânsito intenso de pessoas ou grandes depósitos de matéria-prima. Além da Resistência à Compressão, o concreto deverá ter Resistência à Tração na Flexão capaz de suportar os esforços de tração do concreto. Ainda Resistência à Abrasão ou Resistência ao Desgaste Superficial.
Para outros pavimentos com baixa solicitação poderão ser previstos FCk mínimo de 20,0 MPa.
Utilização: Pavimentos industriais, estacionamentos, garagens prediais ou comerciais, galpões de estocagem, oficinas mecânicas, etc.
Nota: É bom comentar a necessidade de uma ótima sub-base, com excelente compactação do substrato, projeto estrutural, tipo de execução, cura do concreto (essencial) e previsão de juntas de dilatação.
Os pavimentos poderão ser armados ou não. Deverão ser previstos no projeto ferragem de transição.
Poderão ser previstos a utilização de fibras de aço, polipropileno, nylon ou fibra de vidro. Ainda aditivos compensadores de retração.
Acabamento com réguas vibratórias, vibro-acabadoras de concreto e posterior acabamento com “helicópteros” é importante a utilização de concretos com slump máximo de 100 mm, caso contrário é necessário a utilização de aditivo superplastificante para melhor aplicabilidade do concreto sem abuso de água.
O calculista deverá opinar pelo tipo de pavimento e suas resistências, as adições que quer utilizar e previsão de utilização.
Característica: Possuem baixo slump (10+/-10mm), normalmente utiliza-se pedrisco no traço de concreto, não trabalhável em uso corrente (normal).
Este tipo de concreto deverá ser fornecido por consumo de cimento, pois a resistência final dependerá das condições de extrusão e compacidade do equipamento a qual o concreto será submetido (grau de adensamento).
Utilização: Tem sua utilização em laminados por equipamento de extrusão, que mantém o concreto confinado ou colocado em fôrmas sobre mesas vibratórias.
Normalmente onde se utiliza este tipo de concreto são guias e sarjetas, painéis e lajes laminadas, telhas laminadas, defensas e em raras exceções em algumas fôrmas deslizantes, caixas d’água, etc. Para guias existe um equipamento de extrusão que chamamos de “maquininha” e na medida que caminha o equipamento vai extrusando o concreto e deixando-o na fôrma.